Informação & Inovação

Professores de Jacareí recebem aumento salarial

A prefeitura de Jacareí anunciou aumento do piso salarial dos professores na cidade. Nesta segunda-feira (4) foi feita a assinatura do projeto de lei que aumenta o salário do quadro do magistério em 13,56%, o que beneficiará cerca de 1.500 professores da rede municipal.

O projeto agora será encaminhado para a aprovação da Câmara Municipal. A proposta é uma determinação do Governo Federal que definiu o piso nacional dos professores com jornada de 40h para o valor de R$ 3.845,63, em 2022.

Na justificativa do projeto, o reajuste do piso salarial dos servidores do quadro do magistério municipal é uma política de valorização do profissional, prevista no Plano Nacional de Educação.

Professores
PMJ

Professores tiveram reajuste com amparo da Lei

O Executivo considerou, ainda, que o valor do piso é calculado com base no repasse do Fundeb, nas alterações propostas na Lei Federal e no valor previsto para o repasse, o que permite a alteração do piso municipal.

“A proposta objetiva também o reconhecimento da atuação essencial destes profissionais em nosso município, na formação de jovens cidadãos, de forma a estruturar uma carreira mais atraente para essa profissão, atrelando o desenvolvimento profissional à aprendizagem dos alunos” diz trecho da justificativa do projeto, ressaltando que está em consonância com a Agenda 2030, atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Professores
PMJ

‘Jacareí Conect@ndo ODS’

A Secretaria Municipal de Educação lançou nesta segunda-feira (4), o programa ‘Jacareí Conect@ndo ODS’ que terá características regionais.

Na solenidade, também foi apresentado o Currículo Municipal da rede.

“É importante que os professores se familiarizem com o assunto ‘ODS’”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino. “Já o Currículo é o documento que norteia as ações e atividades que serão realizadas em sala de aula. Antes, utilizávamos o Currículo Paulista e, agora, usaremos assuntos regionais, como o Rio Paraíba, por exemplo” explicou a secretária.

O evento reuniu todos os professores municipais, das Creches ao Fundamental. Teve a participação da consultora da elaboração do currículo, Maria Regina dos Passos Pereira, que tem graduação em Biologia, em Pedagogia, é mestre em Psicologia da Educação e doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Professores
PMJ

Atualmente, Maria Regina coordena a elaboração do Curso de Estágio Probatório dos diretores recém-ingressantes da rede estadual paulista e faz parte do Comitê da Base Nacional Comum Curricular do Estado de São Paulo.

A cerimônia teve também a participação de Wilson Namen, que fez uma apresentação sobre as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Físico formado pela USP, questionador, pensador, atualmente é pesquisador do programa WASH, ligado ao CNPq. Wilson trabalha há mais de 20 anos com divulgação científica em grandes meios de comunicação.

Apresenta atualmente e dirige o programa “Ciência e Cultura, vamos brincar? ”, da Rede TVT. É autor dos livros “Almanaque Ciência em Show”, “Almanaque Ciência em Show – Biologia” e “Nau dos Mestres”.

Por Apvale.News – Robson Soares com PMJ

Veja também:

Páscoa 40% mais cara: peixes e chocolate “subindo”

Receita Federal prorroga entrega do Imposto de Renda

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp