Quanto tempo: A questão envolvendo quanto tempo você pode ficar sem comer depende de muitos fatores. Curiosamente, vontade e determinação definitivamente desempenham um papel importante, pois sabe-se que muitos prisioneiros políticos e líderes religiosos já chegaram a ficar em jejum por semanas.
O nacionalista indiano Mahatma Gandhi, por exemplo, jejuou por 21 dias, quando tinha 70 anos. Além disso, muitas pessoas perdidas na natureza também já conseguiram sobreviver por longos períodos de tempo sem comer.
Medicamente falando, a maioria dos médicos concorda que humanos saudáveis podem sobreviver até oito semanas sem comida, desde que tenham água em abundância.
Algumas horas após a última refeição o estômago já começa a dar sinais de insatisfação e o organismo passa a pedir por alimentos que funcionarão como combustível para o bom funcionamento do corpo e da mente.
Quanto tempo posso ficar sem comer?
Não é possível determinar com exatidão quanto tempo o ser humano é capaz de ficar sem se alimentar, já que a variação entre os organismos das pessoas é ampla. Mas, especialistas estimam que podemos ficar aproximadamente 50 dias sem ingerir nenhum tipo de comida.
Um indivíduo com excesso de gordura corporal poderá sobreviver inicialmente à base de água, enquanto uma pessoa mais magra e sem tanto estoque de gordura perderá mais rapidamente as energias para as funções celulares e, mesmo hidratada, morrerá mais cedo.
Já alguém com peso normal começaria a ficar debilitado se ficasse sem ingerir alimentos em apenas quatro dias. Mas, muito antes disso já é possível sentir os efeitos da falta de nutrientes.
Gordura corporal
Ser forte e ter uma boa forma física pode ajudá-lo a sobreviver por mais tempo, mas uma gordura corporal extra também seria bem-vinda, pois o corpo armazena a energia necessária para viver na forma de gordura, carboidratos e proteínas.
Os carboidratos são a primeira coisa a ser consumida sem a ingestão de mais alimentos. A gordura é a segunda, o que explica por que as pessoas com maiores quantidades de gordura poderiam sobreviver por mais tempo.
Além disso, o metabolismo também desempenha um papel importante, pois ele é o que converte a comida em energia. Assim, se você tiver um metabolismo lento, você queimará mais lentamente a energia dos alimentos e poderá demorar mais tempo sem repor essa carga energética.
Clima também é um fator determinante
Curiosamente, o clima também é um fator determinante. A má notícia é que tanto o clima frio quanto o quente não são bons se você não tiver comida.
A “boa” notícia é que o calor e o frio extremos podem matá-lo de outras maneiras antes que você tenha a chance de morrer de fome.
Mas, em termos de viver sem comida, o calor significa uma desidratação mais rápida, enquanto que o frio significa que mais energia deverá ser queimada para manter a temperatura do corpo nos aconchegantes 37 graus Celsius.
ApVale News: Aline Felix
Veja ainda:
Sistema online de cartórios entra em vigor dia 31