Informação & Inovação

Redes Sociais podem causar problemas sexuais

Redes Sociais

Redes Sociais: O uso “mais compulsivo” das redes sociais aumenta a probabilidade de problemas sexuais nos homens e nas mulheres, como insatisfação sexual ou disfunção eréctil, concluiu um estudo do Ispa-Instituto Universitário de Lisboa (ISPA).

Conduzido por Rui Miguel Costa, cientista do Centro de Investigação William James, no ISPA, o estudo conclui que “quanto maior o grau de dependência das redes sociais, maior a probabilidade de haver problemas sexuais”.

Nos homens, constatou-se um maior risco de disfunção eréctil e de insatisfação sexual, e nas mulheres um maior de risco de dificuldades na excitação e no orgasmo e dor durante as relações sexuais.

O pesquisador publicou recentemente a investigação na revista científica Journal of Sexual Medicine.

Redes Sociais
Reprodução

Redes Sociais: Estudo abrange faixa etária entre 18-30 anos

O estudo decorreu entre 2019 e 2021 e focou-se na faixa etária jovem (18-30 anos) e heterossexual, disse o investigador, adiantando que a amostra contou com 1486 participantes.

Sobre o objetivo da investigação, Rui Miguel Costa começou por explicar que, nos últimos anos, tem havido “uma série de pesquisas” que mostram o uso muito frequente de redes sociais, que causa problemas emocionais, ansiedade, depressão e solidão.

“O problema, concluiu-se, atinge homens e mulheres, disse o investigador, referindo que os estudos prévios só tinham avaliado os problemas sexuais femininos.

Redes Sociais
Reprodução

Stress e mal-estar psicológico

Também é possível que o risco de problemas sexuais seja aumentado pelo stress e mal-estar psicológico que, por vezes, as redes sociais geram, sendo que estas duas explicações não são mutuamente exclusivas”, ressalvou.

Rui Miguel Costa considera necessária a moderação do uso das redes sociais e que os utilizadores “comecem a ganhar consciência de que há um efeito tóxico na sua utilização excessiva, como acontece com o álcool, o tabaco, que pode levar a perturbações emocionais, causar sentimentos de solidão, mesmo em pessoas que têm relações ótimas”.

ApVale News: Gleen Mclen, Ispa-Instituto Universitário de Lisboa (ISPA)

Veja ainda:

SP autoriza a venda de veículos com IPVA atrasado

Nova Carteira de Identidade Nacional em vigor

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp