Informação & Inovação

São José dos Campos é palco de edital para lançamento de “Foguete

São José dos Campos

São José dos Campos é palco de edital para lançamento de “Foguete”. O MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) lançou nesta terça (15) na cidade o edital de uma seleção pública para o desenvolvimento de um protótipo de Foguete de Capacitação e Treinamento com tecnologia brasileira.

O anúncio do edital foi realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos e contou com a participação do ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes; do presidente da Finep, Waldemar Barroso; de representantes da AEB (Agência Espacial Brasileira) e de outras autoridades.

O edital prevê recursos de R$ 8 milhões oriundos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A seleção pública tem o objetivo de incentivar soluções para o desenvolvimento de protótipo de Foguete de Capacitação e Treinamento com qualquer tipo de propulsão, com a capacitação de equipes operacionais e de pessoal técnico nos Centros de Lançamento Nacionais.

São José dos Campos
PMSJ

Interação

Podem participar empresas brasileiras de qualquer porte, individualmente ou em conjunto com outras. A grande novidade do edital é o incentivo à inclusão de empresas de menor porte.

Desta forma, a seleção pública incentiva a articulação dos diversos atores do setor espacial, proporcionando interação de empresas consolidadas, empresas de menor porte e startups.

De acordo com o ministro Marcos Pontes, a escolha de São José dos Campos para o lançamento do edital foi “estratégica”.

“São José é uma referência em tecnologia e reúne diversas empresas do setor, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o próprio ITA (Instituto de Tecnologia de Aeronáutica), entre outras universidades, que muito colaboram com o desenvolvimento científico do Brasil”, afirmou Pontes.

“A gente precisa ter o desenvolvimento de empresas do setor aeroespacial para gerar empregos para a região e gerar desenvolvimento de forma sustentável, garantindo para o nosso programa espacial uma viabilidade econômica necessária”.

São José dos Campos
PMSJ

Inovação em São José dos Campos

Em fevereiro do ano passado, a partir de uma base na Índia, foi lançado o Amazonia 1, primeiro satélite de sensoriamento remoto totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

O programa foi conduzido pelo Inpe em parceria com a Agência Espacial Brasileira e contou com a participação de pelo menos sete empresas de São José dos Campos.

Por Apvale.News – Robson Soares com PMSJ

Veja também:

Mulher pula do carro em movimento na Dutra

Jacareí não terá aumento no valor do IPTU

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp