Informação & Inovação

São José é destaque nacional em evento de cidades

São José é destaque

São José é destaque: São José dos Campos há tempos vem investindo em inovação e tecnologia. Não é a toa que ela é uma das escolhidas com o título de Cidade Inteligente no país.

Mais uma prova desta chancela se aplicou no evento de cidade resiliente e sustentável do SCB Congress, um dos mais importantes eventos de smart cities da América Latina.

O congresso que começou na terça (24) e vai até quinta-feira (26), em São Paulo e é organizado pelo Instituto Smart City Business América, presente em 9 países, que articula políticas de desenvolvimento das cidades inteligentes no continente latino-americano.

São José é destaque
PMSJ

São José é destaque brasileiro a obter a certificação

A experiência de São José como primeiro município brasileiro a obter a certificação pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de acordo com três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization), estará em evidência nesta quarta-feira (25).

Com o título A importância da Certificação ABNT – Cidades Inteligentes na percepção da qualidade de vida do cidadão, a reunião estratégica contará com a presença do diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico, Marcelo Nunes, e especialistas no tema.

O diretor de Certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, que esteve em São José no evento de entrega do certificado à cidade no dia 16 de março, também é um dos debatedores convidados.

São José é destaque
PMSJ 

Modelo de São José é destaque

De acordo com o texto divulgado pelo SCB Congress, a ideia de mostrar o processo de certificação de São José dos Campos “tem como objetivo trazer a reflexão aos municípios da necessidade em seguir uma agenda pautada no uso das normas internacionais.

Isto para facilitar a construção de estratégias e traçar diretrizes que realmente tragam à população uma percepção de mudança com foco na sua qualidade de vida e uso gradativo de tecnologias, mas, principalmente, com o uso de recursos acessíveis a todos os executivos municipais”.

“Esperamos trazer aqui uma ampla discussão com municípios, legislativo, empresas e organizações com interesses no tema, assim como apresentar o caso de São José dos Campos-SP, cidade que recebeu a primeira certificação internacional nas três normas”, conclui a apresentação.

São José é destaque
PMSJ

Boa gestão em São José

Para obter a certificação, São José dos Campos passou por um processo rigoroso, que levou em consideração 276 indicadores contidos nas três normas ISO em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis.

Entre os destaques da cidade, estão o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança do país, e a Linha Verde, corredor sustentável com a utilização de ônibus 100% elétricos.

PMSJ

Tratamento de esgoto com excelência

Também foram reconhecidas com nível de excelência o sistema de coleta de resíduos, coleta e tratamento de esgoto, cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas de LED, novo sistema de estacionamento rotativo, semáforos inteligentes, serviço de monitoramento por satélite, análise e detecção de mudanças no território.

Na saúde, estão a ênfase na quantidade de leitos hospitalares disponíveis, o prontuário médico unificado na rede e a campanha de imunização contra a covid.

Os investimentos e ferramentas tecnológicas por meio do programa Educação 5.0 foram os destaques da área educacional, segundo o processo de certificação.

Por Apvale.News – Robson Soares com a prefeitura

Veja ainda:

Uber passa a aceitar Pix como meio de pagamento

Mercedes em alta na F1. Fim de semana com GP de Mônaco

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp