São Sebastião te espera: A cidade exibe aquele visual típico do Litoral Norte, encontrado apenas em poucos lugares do mundo, com montanhas emoldurando belas praias tropicais.
Mas, muito além do sol e do mar, São Sebastião surpreende pela variedade de passeios, que envolvem ecoturismo, aventura, gastronomia e cultura.
Com cerca de 70% de sua área protegida por unidades de conservação, como o Parque Estadual da Serra do Mar, o turismo no município contribui para a preservação dessa exuberante natureza.
São Sebastião te espera com maravilhosas praias
Há mais de 30 praias ao longo do extenso litoral de São Sebastião. Fica até difícil definir qual é a melhor delas. De locais praticamente desertos a pontos bem badalados, a escolha vai depender do perfil do viajante.
Os visuais são sempre deslumbrantes: a areia clara e fofa e a praia emoldurada pelo verde da Serra do Mar. No verão, o mar fica bem calmo e com uma temperatura em torno dos 30°C – perfeito para um bom mergulho.
Uma das praias mais populares é Maresias, referência mundial em surfe. Há, também, Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Paúba, Baleia, Cambury e Camburizinho, entre muitas outras.
Em Toque Toque Pequeno, a apenas um quilômetro da costa, a água é tão cristalina e repleta de peixes que essa praia virou ponto de mergulho. Como a profundidade não é grande e o mar é mais tranquilo, o local é perfeito para os mergulhadores iniciantes.
Entre Cambury e a Barra do Una, existem várias ilhas que podem ser visitadas em passeios de bate e volta. A das Couves, a dos Gatos, As Ilhas e a Montão de Trigo são redutos de tranquilidade, com pontos para o mergulho livre.
Alcatrazes
A 45 km da costa de São Sebastião, está o arquipélago de Alcatrazes, onde praticamente não existem vestígios do ser humano e a natureza se apresenta em todo seu esplendor.
São enormes rochedos arredondados cobertos por vegetação e rodeados por um mar cristalino. Em Alcatrazes, é possível encontrar animais endêmicos e mais de 1.300 espécies diferentes, incluindo tartarugas, baleias, arraias e golfinhos.
Sua biodiversidade de peixes é maior que a de Fernando de Noronha.
Fechado há décadas para treinamentos da Marinha, o Arquipélago de Alcatrazes é agora Refúgio de Vida Silvestre sob gestão do ICMBio e foi aberto oficialmente para o turismo há poucos anos.
Ecossistema local
Para proteger o ecossistema local, o desembarque nas ilhas é proibido, e o passeio só pode ser realizado através de operadoras cadastradas pelo ICMBio e com barcos autorizados.
A visita inclui trajeto de barco até a Ilha de Alcatrazes, a maior do arquipélago, e mergulho para contemplação, que pode ser com cilindro ou snorkel.
Aliás, Alcatrazes é um dos melhores destinos de mergulho do Brasil, com 10 pontos diferentes, temperatura da água muito agradável no verão e uma
visibilidade que pode chegar a 30 metros.
ApVale News: Lucca Soares
Leia também:
Sopa de Cenoura com Missô para desintoxicar