Informação & Inovação

São Sebastião te espera nestas férias

São Sebastião te espera

São Sebastião te espera: A cidade exibe aquele visual típico do Litoral Norte, encontrado apenas em poucos lugares do mundo, com montanhas emoldurando belas praias tropicais.

Mas, muito além do sol e do mar, São Sebastião surpreende pela variedade de passeios, que envolvem ecoturismo, aventura, gastronomia e cultura.

Com cerca de 70% de sua área protegida por unidades de conservação, como o Parque Estadual da Serra do Mar, o turismo no município contribui para a preservação dessa exuberante natureza.

São Sebastião te espera
Praia da Calheta

São Sebastião te espera com maravilhosas praias

Há mais de 30 praias ao longo do extenso litoral de São Sebastião. Fica até difícil definir qual é a melhor delas. De locais praticamente desertos a pontos bem badalados, a escolha vai depender do perfil do viajante.

Os visuais são sempre deslumbrantes: a areia clara e fofa e a praia emoldurada pelo verde da Serra do Mar. No verão, o mar fica bem calmo e com uma temperatura em torno dos 30°C – perfeito para um bom mergulho.

Uma das praias mais populares é Maresias, referência mundial em surfe. Há, também, Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Paúba, Baleia, Cambury e Camburizinho, entre muitas outras.

Em Toque Toque Pequeno, a apenas um quilômetro da costa, a água é tão cristalina e repleta de peixes que essa praia virou ponto de mergulho. Como a profundidade não é grande e o mar é mais tranquilo, o local é perfeito para os mergulhadores iniciantes.

Entre Cambury e a Barra do Una, existem várias ilhas que podem ser visitadas em passeios de bate e volta. A das Couves, a dos Gatos, As Ilhas e a Montão de Trigo são redutos de tranquilidade, com pontos para o mergulho livre.

São Sebastião te espera
Alcatrazes

Alcatrazes

A 45 km da costa de São Sebastião, está o arquipélago de Alcatrazes, onde praticamente não existem vestígios do ser humano e a natureza se apresenta em todo seu esplendor.

São enormes rochedos arredondados cobertos por vegetação e rodeados por um mar cristalino. Em Alcatrazes, é possível encontrar animais endêmicos e mais de 1.300 espécies diferentes, incluindo tartarugas, baleias, arraias e golfinhos.

Sua biodiversidade de peixes é maior que a de Fernando de Noronha.

Fechado há décadas para treinamentos da Marinha, o Arquipélago de Alcatrazes é agora Refúgio de Vida Silvestre sob gestão do ICMBio e foi aberto oficialmente para o turismo há poucos anos.

São Sebastião te espera
Região central

Ecossistema local

Para proteger o ecossistema local, o desembarque nas ilhas é proibido, e o passeio só pode ser realizado através de operadoras cadastradas pelo ICMBio e com barcos autorizados.

A visita inclui trajeto de barco até a Ilha de Alcatrazes, a maior do arquipélago, e mergulho para contemplação, que pode ser com cilindro ou snorkel.

Aliás, Alcatrazes é um dos melhores destinos de mergulho do Brasil, com 10 pontos diferentes, temperatura da água muito agradável no verão e uma
visibilidade que pode chegar a 30 metros.

ApVale News: Lucca Soares

Leia também:

Sopa de Cenoura com Missô para desintoxicar

TV 4K: Quais as vantagens e desvantagens

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp