Informação & Inovação

Sentir cheiro em jogos eletrônicos… é possível?

sentir cheiro

Sentir cheiro: Pesquisadores da Universidade de Estocolmo e da Universidade de Malmö, ambas na Suécia, desenvolveram um novo dispositivo eletrônico impresso em 3D, que permite que os usuários sintam diversos tipos de cheiros em ambientes de realidade virtual (RV).

Segundo os cientistas, a máquina de odor batizada de “olfatômetro” foi aplicada pela primeira vez em um jogo de realidade virtual em que o usuário passeia por uma adega de vinhos digital, tentando usar apenas o sentido do olfato para acertar o aroma de cada bebida.

“No game, o participante se movimenta pela adega pegando taças virtuais contendo diferentes tipos de vinho para adivinhar os aromas.

Teste para sentir cheiro de vinhos…

A pequena máquina de perfume é conectada ao controlador do sistema de RV e, quando o jogador levanta o copo, o dispositivo libera um perfume distinto”, explica o professor de psicologia Jonas Olofsson, autor principal do estudo.

sentir cheiro
Reprodução

Cheiro real no ambiente virtual

O olfatômetro possui quatro válvulas, cada uma conectada a um canal diferente, contendo um ventilador que suga o ar para dentro de um tubo. Com a ajuda de um computador, o jogador consegue controlar os quatro canais para que eles se abram e liberem misturas de aromas diferentes.

Os pesquisadores acreditam que a possibilidade de passar de um ambiente em que o olfato é totalmente passivo, para um mais ativo dentro do mundo virtual, abre caminho para o desenvolvimento de uma mecânica de jogo completamente nova, baseada no cheiro que cada elemento possui dentro de uma partida.

Além de jogos virtuais, os cientistas dizem que essa tecnologia pode ser aplicada no treinamento do olfato para pessoas que perderam esse sentido temporariamente, como em resfriados mais severos ou após casos de covid-19.

ApVale News: Por Gleen MClen com Universidade de Estocolmo

Veja ainda:

80% das famílias estão endividadas

Preço da gasolina volta a subir nos postos

Preço da gasolina volta a subir nos postos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp