Informação & Inovação

Serviços públicos tem acesso facilitado pela internet

Serviços públicos

Serviços públicos: O Cidades Gov.Br foi o principal destaque do Serpro no segundo dia do Smart City Expo Curitiba, que ocorreu nesta quinta-feira, 23 de março.

Apresentando para uma plateia que incluía representantes de diversos municípios, a equipe de negócios da empresa listou as principais características e vantagens da plataforma que promete ser uma revolução na prestação de serviços e nas administrações públicas municipais do Brasil.

A gerente do produto no Serpro, Dulcimara Delfes, começou explicando os desafios que a plataforma Cidades Gov.Br veio enfrentar.

Veja: Ferrari do primeiro título de Schumacher vai á leilão

Os mais de 5500 municípios do Brasil precisam oferecer serviços públicos desburocratizados a todos os seus cidadãos tendo, muitas vezes, um orçamento restrito e níveis de governo digital variados, indo desde aqueles que ainda pouco usam serviços digitais até os mais integrados.

Segundo Dulcimara, o objetivo do Serpro é oferecer uma ferramenta completa, em grande medida já testada e que proporcione economia de recursos.

“Vamos levar o Gov.Br aos municípios”, disse. No entanto, a solução não visa necessariamente substituir os sistemas que a prefeitura já possui. “Não precisa jogar fora o que vocês já têm”, reforçou.

Serviços públicos
Reprodução

Serviços públicos sem burocracia e sem filas

O Cidades Gov.Br oferece a possibilidade de o governo municipal criar e oferecer serviços públicos online e de ter um portal da cidade customizado, tudo acessível por meio de dispositivos móveis ou computadores conectados à internet e com a facilidade de acesso já existente aos serviços digitais da União.

“A prefeitura vai ter integração nativa com o Gov.Br”, ressaltou a gerente. De acordo com ela, isso implica na possibilidade de usar o login do portal federal no município, facilitando a vida do cidadão que não precisa lembrar de mais um usuário e senha de acesso.

A plataforma é ofertada ao município de forma a não gerar dependência, com a cidade podendo beneficiar-se no futuro de novas soluções que sejam desenvolvidas para a administração pública federal ou mesmo para as necessidades dos municípios.

“Estamos prospectando soluções de educação e saúde como, por exemplo, a telemedicina”, mencionou Dulcimara, que considerou os feedbacks recebidos como fundamentais para a evolução do Cidades Gov.Br.

Serviços públicos
Reprodução

Cidades inteligentes

Amanhã é o último dia do Smart City Expo Curitiba e o estande do Serpro continuará disponível para todos os interessados em conhecer esta e outras soluções da empresa, não só para os governos municipais, mas também para os estados e outros órgãos da administração pública federal.

ApVale News com Lucca Soares, Serpro

Lewis Hamilton na Red Bull?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp