Informação & Inovação

Setor automotivo comemora dados de Julho

Recuperação do setor

Setor automotivo: De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram produzidos 218.950 automóveis no mês de julho 2022.

O Brasil registrou uma alta de 7,5% na produção de automóveis, em relação ao mês imediatamente anterior. Na comparação com julho de 2021, a elevação foi de 33,4%.

No entanto, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, explica que o setor ainda conta com restrições de insumos e logística, como mostram as paradas de fábrica no país.

Segundo ele, a indústria tem recebido mais semicondutores do que no ano passado e no primeiro trimestre deste ano.

setor automotivo
Anfavea

Exportações do setor automotivo

O mesmo levantamento revela que, no mês passado, foram exportados 41,9 mil veículos. O total corresponde a 11,4% a menos que em junho, o mês anterior. Mas na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve aumento de 76,3%.

Mesmo que o Brasil tenha aumentado sua presença em importantes mercados da América Latina, a Argentina ainda responde por 30% dos embarques de veículos nacionais.

Para a Anfavea, o quadro é um reflexo da crise financeira na Argentina, cujo governo vem limitando a saída de dólares do país.

O especialista em finanças Marcos Melo explica que o resultado é favorável. “De modo geral, o resultado melhora o ambiente de negócio na indústria automobilística, gerando novos empregos e renda. Mas algumas coisas precisam ser resolvidas.

Pelo lado das vendas, ainda existe uma dificuldade, principalmente por causa da taxa básica de juros, a Selic, que está muito elevada”, avalia.

setor automotivo

Redução no IPI de automóveis

Os automóveis de passageiros foram incluídos na nova etapa de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que passou a vigorar desde o início deste mês.

Com isso, o desconto no IPI para essa categoria de veículos subiu de 18,5% para 24,75% sobre as alíquotas praticadas antes da primeira redução, no dia 1º de março.

Por Apvale.News – Robson Soares com Anfavea

Veja também:

Assistência técnica de celulares. Como escolher uma ideal?

Propaganda gratuita: confira o tempo dos candidatos

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp