Informação & Inovação

Sistemas eletrônicos de seu carro: Você sabe usar?

Sistemas eletrônicos

Sistemas eletrônicos: Os automóveis estão cada vez mais seguros graças aos novos sistemas de assistência à condução que podem atuar em caso de erro ao volante ou de distração do condutor.

Carros que diminuem a velocidade ou podem ficar dentro de uma faixa, no entanto, sua eficácia é limitada porque as pessoas não os entendem.

Isso decorre de um relatório do Consumer Report, que desenvolveu diretrizes detalhadas para as montadoras para ajudar a projetar os controles e exibições de sistemas avançados de assistência ao motorista para promover a compreensão e a satisfação do consumidor.

Sistemas eletrônicos ADAS

Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, conhecidos como ADAS, podem ajudar a tornar a condução mais fácil e segura, mas problemas de interface muitas vezes impedem os consumidores de experimentar qualquer um dos benefícios, apesar de já serem obrigatórios em alguns mercados.

O estudo apresentado é baseado em extensa análise do mercado automotivo e pesquisa de consumidores, sobre quais sistemas são mais prováveis ​​de serem usados ​​e quais são apreciados pelos proprietários.

Sistemas eletrônicos
Divulgação

Comunicação falha de Sistemas eletrônicos

Embora a maioria desses sistemas funcione automaticamente, a maneira como os carros comunicam sua ativação e os símbolos usados ​​são os principais problemas que os usuários encontram.

O estudo foi feito em uma amostra de 35.000 motoristas de todo o mundo e revelou que os assistentes mais simples e conhecidos, como o controle de cruzeiro, ainda são os mais usados.

Esta lista inclui ainda a assistência dedicada às vias, tanto o alerta de saída involuntária como o assistente de manutenção.

Sistemas eletrônicos
Divulgação

Controles mais aceitos

De acordo com os resultados obtidos, os modernos volantes multifuncionais são encontrados pelo motorista médio de hoje em dia cheios de botões e interruptores, cujos símbolos são muito difíceis de reconhecer à primeira vista.

Lembre-se que muitos fabricantes utilizam o volante para agrupar os comandos pertencentes aos sistemas de assistência à direção.

Isso torna a tarefa de procurar e acionar a ajuda intuitivamente mais difícil, podendo até ser necessário tirar os olhos da estrada para fixá-la no volante.

As legendas geralmente são em poucas palavras, as luzes do painel são muito pequenas ou localizadas fora da linha de visão, ou os bipes soam repentinamente e nem sempre é intuir dizer qual recurso foi ativado.

O maior problema desses designs usados ​​pelos fabricantes é que esses motoristas acabam evitando lidar com essas situações e optam por desconectar diretamente esse ADAS, perdendo assim a proteção que eles podem oferecer.

Sistemas eletrônicos
Divulgação

Relatório

A proposta da Consumer Reports para solucionar o problema traz várias ideias para os fabricantes como evitar grandes acúmulos de sinais visuais e acústicos.

A ideia é oferecer um sistema de configurações mais compreensíveis, para que sejam menos intrusivos e, principalmente, buscar uma padronização dos símbolos e terminologia usados ​​para designar cada sistema.

ApVale News: Robson Soares com Consumer Reports

Veja ainda:

Novo salário mínimo de R$ 1.320,00 na conta

Faça um belo bife de Churrascaria na sua casa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp