Informação & Inovação

Supermercados: Cresce a procura por produtos de marca própria

Supermercados

Supermercados: A disparada da inflação acelerou o avanço das marcas próprias de alimentos, bebidas, itens de higiene e limpeza no carrinho de compras do brasileiro e nas prateleiras dos supermercados.

Só no mês de junho o setor saltou de 29% de penetração para 33% no mesmo período de 2019, com 22% de variação em unidades comercializadas.

O faturamento do setor em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), chegou a R$ 8 bilhões, aumento superior a 9,5% na comparação com o ano anterior.

Supermercados
Divulgação

Supermercados vem investindo em marcas próprias

Nos últimos anos, gigantes do varejo já vinham investindo na melhoria da qualidade de produtos feitos sob encomenda.

Com preços, em média, 20% menores do que os das marcas líderes, a intenção das varejistas com a marca própria sempre foi fidelizar o cliente.

No entanto, nos dois últimos anos, as vendas de marca própria ganharam um impulso extra. Com a quebra das cadeias de suprimentos provocada pela pandemia, o que resultou na falta de itens e mais inflação, o consumidor optou por experimentar novos produtos com preços mais em conta. E a marca própria entrou no radar das compras.

Os hábitos de vida e de consumo passaram por grandes transformações desde o início da pandemia da covid-19 e, nesse processo, os produtos de marca própria têm merecido destaque.

Supermercados
Divulgação

Faturamento do setor cresce

O faturamento do setor em 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), chegou a R$ 8 bilhões, aumento superior a 9,5% na comparação com o ano anterior.

Na rede de varejo colaborativa Coop, as marcas próprias representam em média 7% do fornecimento geral e ganham cada vez mais a preferência de compra de cooperados e clientes.

Elas estão presentes em praticamente todos os corredores de suas 31 lojas, formando uma família de 853 produtos, dividida entre as assinaturas Coop e Delícias da Coop.

A marca Coop envolve 348 itens produzidos por 63 fornecedores e a linha Delícias da Coop, produzida pela Central de Panificação, possui 505 itens.

Para destacar a qualidade e variedade de toda a sua linha de marcas próprias, a Coop realizará em toda a sua rede uma ação promocional entre 1 e 30 de setembro.

A Coop possui cerca de 6 mil colaboradores diretos, mais de 900 mil cooperados ativos e 113 unidades de varejo, divididas em 31 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 79 drogarias.

Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade.

Por Apvale.News – Robson Soares com Coop, Abmapro

Veja também:

Fantasia de “Batman” vai a leilão nos Estados Unidos

NIS final 3 recebem hoje Auxílio Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp