Tag de localização: Nossa, perdi a carteira! Cadê minha bolsa? Onde está minha chave? A perda de objetos deixou de ser uma dor de cabeça para os consumidores.
Só que agora você pode contar com as chamadas “etiquetas inteligentes” que ajudam a localizar objetos perdidos.
São as chamadas Tags de localização, que têm como principais fornecedores a Samsung e a Apple, entre outras.
Uma Tag de localização nada mais é do que um produto bastante semelhante a um chaveiro, que você prende a um objeto e aciona quando precisa encontrá-lo.
Pessoas têm usado Tags de localização, principalmente, em malas, bolsas e chaves, objetos que, quando perdidos, trazem muita dor de cabeça para o proprietário.
Veja: Inscrições da prova do Enem rolam dias 5 e 16 de maio
Embora os fabricantes não indiquem, também já é comum, por exemplo, o uso das tags em cachorros, que, em caso de sumiço, podem ser encontrados graças à tecnologia das etiquetas inteligentes.
Como funciona a Tag de localização?
Se você está se perguntando como uma Tag de localização ajuda, de fato, a encontrar objetos perdidos, podemos dizer que a resposta está na tecnologia.
Esses dispositivos contam com bluetooth, NFC e Chip UWB, componentes de localização que formam uma rede de monitoramento e auxiliam o usuário a encontrar objetos.
Como você deve saber, a tecnologia bluetooth permite a comunicação entre aparelhos eletrônicos, sem que eles precisem estar conectados por fios.
Basicamente, ela é utilizada para conexões de curtas distâncias e permite que dois ou mais aparelhos troquem informações entre si. É o que acontece, por exemplo, quando você utiliza um fone bluetooth e o conecta ao seu smartphone.
Os equipamentos da Samsung e da Apple — SmartTag e AirTag, respectivamente — são dois dos principais do mercado.
Isso tem muito a ver com a forma como eles funcionam, porque as duas marcas são fabricantes de equipamentos que extrapolam a fronteira dos smartphones — computadores, tablets, smartwatches, entre outros — e, por isso, conseguem ampliar o alcance do monitoramento das Tags de localização.
Quando usar?
É inegável que as etiquetas inteligentes e todo o sistema tecnológico integrado à elas, facilitam bastante a vida do usuário na hora de encontrar objetos perdidos.
Mas, é importante entender que usar uma Tag de localização, seja ela SmartTag, AirTag ou qualquer aparelho de outro fornecedor, não é uma garantia de que você não vai perder mais nada.
Afinal, a tentativa de se conectar a outros aparelhos próximos ao objeto perdido pode não funcionar, e o sistema pode não retornar nenhuma informação de localização para você.
Fique atento!
ApVale News: Lucca Soares