Informação & Inovação

Tempo seco deve dar lugar as chuvas

consumo de energia

Tempo seco: Depois de um longo período de seca as chuvas devem estar presentes nos próximos três meses. A partir de agosto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas precipitações dentro e acima da média, principalmente no mês de outubro, quando a previsão é de retorno das chuvas em diversas regiões.

Desde maio o período seco predomina em diversas regiões do Brasil. Algumas áreas, como o norte de Minas Gerais, o oeste da Bahia, São Paulo e quase a totalidade do estado de Goiás não veem chuva há mais de 90 dias, o que já era esperado para essa época do ano.

Tempo seco
Embrapa

Tempo seco pode ser bom para agricultura

Segundo o Boletim Agroclimatológico Mensal do Inmet, esse período seco refletiu na redução do armazenamento de água no solo, o que acaba sendo favorável para lavouras que se encontram em fase de maturação e colheita, segundo o último Boletim de Monitoramento Agrícola realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ainda de acordo com o Prognóstico Climático do Inmet, o maior volume de chuvas entre agosto e outubro estará presente em boa parte da Região Norte, com exceção do sul do Pará, quase todo o Nordeste, Santa Catarina e sul do Paraná. No Centro-Oeste, apenas Mato Grosso não deve receber um grande volume de precipitações.

Tempo seco
Rodovia dos Tamoios

Tempo na região

A segunda-feira (25), o dia será de Sol entre nuvens e não choverá em toda a RM Vale e Litoral Norte. Confira a previsão do tempo completa, segundo os dados do Climatempo:

Em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí o dia será de Sol algumas nuvens e não chove. As temperaturas variam dos 10ºC aos 28ºC.

No Litoral Norte a mínima será de 14ºC e a máxima de 29ºC. O dia terá Sol entre nuvens, com períodos de nublado, mas não chove.

Tempo seco
Jacareí – SP

A Serra da Mantiqueira segue com o tempo frio e as temperaturas variando dos 7ºC aos 22ºC. O dia será de Sol nuvens e sem chances de chuva.

O dia será de Sol no Vale Histórico com nuvens e sem chuva. Com grande amplitude térmica, a mínima na região será de 10ºC, enquanto a máxima chega aos 29ºC.

Por Apvale.News – Robson Soares com Climatempo, Conab e Inmet

Veja ainda:

Brasil vence mundial de robótica com robô que arruma a casa

Justiça condena jovem por ameaçar expor fotos íntimas

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp