Informação & Inovação

Ter Covid, aumenta o risco de diabetes?

Covid

Covid: Uma infecção pelo coronavírus aumenta o risco do desenvolvimento de diabetes, indicou um estudo americano divulgado nesta terça-feira (14/02) – afirma Alan Kwan, cardiologista e coordenador do estudo, realizado pelo Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles.

Para a pesquisa, publicada na revista médica JAMA Netwok Open, os pesquisadores analisaram os dados de mais de 23 mil adultos que tiveram pelo menos uma vez covid-19 de 2020 a 2022.

Foi analisada a probabilidade dessas pessoas de receberam um novo diagnóstico de diabetes, pressão alta ou de colesterol alto nos três meses posteriores à infecção.

Covid
Divulgação

Covid aumentou em cerca de 58% a chance de um diagnóstico

O estudo concluiu que a covid-19 aumentou em cerca de 58%, em média, a chance de um novo diagnóstico de diabetes.

O estudo sugere também que o risco de desenvolvimento da diabetes é menor em quem estava vacinado contra a covid-19 quando contraiu o coronavírus.

Covid
Divulgação

Efeito protetor

Os resultados sugerem que a “vacinação antes da infeção pode fornecer um efeito protetor contra o risco de diabetes”, salientou Kwan.

Entre os vacinados, o aumento do risco de um novo diagnóstico de diabetes foi praticamente nulo, enquanto entre os não vacinados o risco era 80% maior.

Segundo o especialista, as conclusões constituem uma “ajuda para compreender e preparar melhor a era pós-covid-19” em relação ao risco cardiovascular em infectados.

“Embora sejam necessários mais estudos para validar esta hipótese, continuamos firmes na nossa convicção de que a vacinação continua sendo uma ferramenta importante na proteção contra a covid-19, mas também contra os riscos ainda incertos do período pós-infecção”, acrescentou.

Os pesquisadores ainda não descobriram como a covid-19 influencia o risco de diabetes. Mais estudos são necessários para traçar os padrões dessa relação.

ApVale News: Gleen Mclen com Centro Médico Cedars-Sinai

Leia também:

Volkswagen suspende produção de carros no Brasil

Abono salarial para nascidos em janeiro sai hoje

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp