Informação & Inovação

Transações bancárias por canais digitais crescem 23%

App

Transações bancárias: Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que sete em cada dez operações bancárias feitas no país em 2021, de um total de 119,5 bilhões de transações, foram realizadas pela internet e pelo celular.

O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 28% nas operações com smartphones, que totalizaram 67,1 bilhões e representam 56% do total. As transações por internet banking aumentaram 6%.

Transações bancárias
EBC

Transações bancárias por celular teve crescimento de 75%

A movimentação financeira pelo celular teve crescimento de 75% no ano passado, passando de 9,3 bilhões de transações para 16,3 bilhões de operações.

A pesquisa também revela que as transações relacionadas a pagamentos cresceram 72% no mobile banking.

“Os resultados da pesquisa refletem o novo perfil de nosso cliente que busca e encontra conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais digitais dos bancos.

Houve uma inequívoca mudança de comportamento dos consumidores nas atividades de diversos setores da economia, que deixam de ir à agência bancária, porque conseguem realizar a quase totalidade das transações nos meios eletrônicos.

Levamos a agência e o banco para a palma da mão do cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana”, avalia Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN.

Transações bancárias
Febraban

Cliente acessa o aplicativo bancário em média, 40 vezes por mês

O cliente de aplicativo bancário acessa o seu banco, em média, 40 vezes por mês, praticamente o dobro das 24 vezes registradas do ano anterior.

Já a média de logins por cliente heavy user no aplicativo no celular (aquele que realizou mais de 80% das suas transações financeiras e não financeiras neste canal em um período de 3 meses) chegou a 59 vezes por mês no ano passado ante 57 em 2020.

A abertura de contas correntes feitas pelos canais digitais em 2021 chegou a 10,8 milhões, expansão de 66% ante o ano anterior.

Pela primeira vez, a abertura de contas pelos meios eletrônicos foi maior que nos canais físicos, que totalizaram 9,9 milhões, 16% a mais do que em 2020.

Transações bancárias
Caixa

Pix

Pelo segundo ano, a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária traz um capítulo sobre transações com Pix. De acordo com o levantamento, no período entre março de 2021 e março de 2022, o número de usuários que pagaram mais de 30 Pixs por mês cresceu 809%, enquanto a base geral de usuários cadastrados cresceu 72%.

Já a base de usuários que receberam mais de 30 Pix por mês avançou 464%.

O levantamento detectou que o ritmo de expansão de recebimento de mais de 30 Pix por mês em pessoas físicas é maior do que em pessoas jurídicas, o que sinaliza a oportunidade de expansão da ferramenta de pagamentos instantâneos em comércios e serviços.

A Febraban informou que, para essa etapa da pesquisa, a coleta de dados foi realizada por meio de formulário eletrônico entre abril e junho deste ano.

Vinte e dois bancos responderam o formulário, o que representa 87% dos ativos da indústria bancária no país.

Por Apvale.News – Robson Soares com Febraban

Veja ainda:

Interdição na serra antiga da Rodovia dos Tamoios

Brasil vence mundial de robótica com robô que arruma a casa

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp