Informação & Inovação

TV 4K: Quais as vantagens e desvantagens

TV 4K

Por que comprar uma TV 4K? Esta pergunta é difícil. Afinal, vale a pena comprar TV 4K UltraHD quando se pensa em comprar uma nova televisão?

A resposta, como sempre, é depende. E nem sempre é uma questão apenas de dinheiro. Separamos algumas informações para ajudar a você escolher sua próxima TV, que pode ser 4K ou não.

A TV 4K tem um funcionamento semelhante a outros modelos do equipamento eletrônico, mas com uma qualidade significativamente maior.

Isso graças ao maior número de pixels, que garante mais nitidez à imagem e uma sensação quase de imersão para quem está assistindo (semelhante ao que sentimos no cinema, com aquela grande tela de altíssima qualidade na nossa frente).

TV 4K
Reprodução

Para você entender como funciona essa quantidade maior de pixels, pense no seguinte: uma TV Full HD (o modelo mais moderno do mercado antes da chegada do 4K) tem 1920 x 1080 pixels.

Com mais pixels na tela, mais nítida e mais detalhada a imagem fica, causando uma sensação ainda melhor em quem assiste.

Qual a diferença entre a TV 4K e os outros modelos?

A principal diferença esta em comparar uma TV Full HD e uma 4K, ambas com 49 polegadas. Enquanto a primeira tem pouco mais de dois milhões de pixels, a mais moderna tem mais de oito milhões.

Se a comparação for com uma Smart TV HD comum, a diferença é ainda mais gritante. Esse tipo de aparelho tem resolução de 1280 x 720 pixels, ou seja, cerca de 920 mil pixels — um volume nove vezes menor do que a TV 4K.

A quantidade de pixels está diretamente relacionada à qualidade da imagem.

TV 4K
Reprodução

Acesso exclusivo a tecnologias

Quando o assunto é televisão, existem tecnologias capazes de aprimorar, ainda mais, a qualidade da imagem exibida. É o caso do HDR e do Dolby Vision, por exemplo, que atuam na melhoria dos níveis de cor, brilho e contraste.

Preço da TV 4K

O preço, obviamente, deve ser critério para qualquer coisa que você pensa em adquirir, e com as TVs 4K esse número precisa ser observado com ainda mais atenção.

Isso porque a tecnologia ainda é cara, o que, naturalmente, reflete no valor final do produto. Você pode acabar achando o mesmo modelo sendo vendido por preços muito diferentes devido a algumas promoções.

É importante destacar que outras tecnologias também encarecem o preço do produto, como o HDMI 2.1, maiores frequências de tela, OLED, entre outras.

TV 4K
Reprodução

Conteúdo compatível com a tecnologia

Você já ouviu falar que não adianta ter um aparelho de celular com tecnologia 5G, se o sinal da sua operadora ainda é 4G? A mesma lógica vale para aparelhos de TV.

Apesar das TVs em 4K sempre transmitirem a imagem com essa tecnologia, quando o conteúdo reproduzido é em Full HD, por exemplo, a imagem perde um pouco de qualidade.

A TV aberta ainda não transmite sua programação em 4K. Serviços de streaming, como Netflix e GloboPlay, já contam em seus catálogos com produtos em 4K — apesar que ainda são em um volume mais baixo do que as produções em Full HD, por exemplo.

Porém, a tendência é que os conteúdos em 4K aumentem cada vez mais.

Atenção, o consumidor deve verificar o consumo da TV antes da aquisição, pois alguns modelos consomem mais do que outros mesmo oferecendo a mesma tecnologia 4K.

ApVale News: Robson Soares

Leia também:

Mudanças nas regras para a temporada 2023 da F1

Negócios com veículos usados superam 13 milhões

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp