Informação & Inovação

Uniformes das seleções: a tecnologia usada na Copa 2022

Uniformes das seleções: Copa do Mundo chegando e você que gosta do esporte, já se prepara para comprar uma camisa oficial das seleções participantes, principalmente da Seleção Brasileira. As novas camisas do Brasil 2022 serão assinadas novamente pela Nike, que divulgou o uniforme em agosto deste ano.

O clássico tom amarelo canarinho aparece na camisa titular da seleção, com pintas que fazem alusão à onça-pintada — inclusive na camisa reserva, que une tons azuis e verdes.

A marca traz a sua tecnologia Dri-FIT para os uniformes da Copa do Catar, com as soluções mais avançadas da empresa até o momento. De acordo com o que foi explicado, mapas de suor e calor corporal dos atletas foram levados em consideração para estruturar a camisa.

Uniformes das seleções

Desta forma, os designers foram capazes de projetar o tecido de forma extremamente precisa, pixel a pixel.

Ademais, o produto ainda é formado por 100% de poliéster reciclado de garrafas plásticas, e o uso deste material é capaz de reduzir as emissões de carbono em até 30% em comparação com o poliéster virgem.

Nove empresas diferentes serão fornecedoras de camisas das seleções do mundial do Catar. Além do Brasil, a Nike estará estampada nas camisas da Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Catar, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Polônia e Portugal.

Adidas

Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Japão, México e País de Gales utilizarão na copa os uniformes da Adidas. A empresa também trará camisas com poliéster reciclado, e plástico retirado de oceanos em ilhas remotas, praias e comunidades costeiras.

A companhia oferece a tecnologia HEAT.RDY em seus uniformes, com foco no resfriamento e circulação de ar para os jogadores. Com diferentes texturas em locais estratégicos das camisas, a temperatura dos jogadores pode ficar completamente regulada, durante e depois das atividades físicas.

Puma

A marca estará presente com seis seleções: Gana, Marrocos, Senegal, Sérvia, Suíça e Uruguai. Em 2021, a marca lançou sua tecnologia Ultraweave, que supostamente traz as camisas mais leves do mundo — de acordo com as informações divulgadas, cada unidade pesa apenas 72 gramas.

O tecido foi projetado com base em um processo de estiramento mecânico de quatro vias, que mantém os níveis de conforto e elasticidade durante o jogo. A estrutura do tipo RipStop atua em conjunto com o poliéster dryCELL para uma performance adequada enquanto seca ou molhada.

No caso da Puma, até mesmo as impressões presentes na camisa são pensadas para otimizar a leveza da roupa. Elementos como números, letras e escudos passam por um processo diferenciado, que melhora o respiro do uniforme.

Outras marcas

Hummel: a empresa alemã estará representada apenas nos uniformes da Dinamarca. No lançamento das camisas para a Copa do Mundo do Catar, outro aspecto chamou a atenção: elas trazem um visual completamente vermelho, como uma forma de protesto contra o turbulento histórico de direitos humanos no Catar.

Marathon: a empresa equatoriana tem uma das parcerias mais longevas entre seleções de futebol, já que veste o time local desde 1996. O uniforme atual mantém um padrão tradicional do país, em que o primeiro uniforme é amarelo, enquanto o reserva é azul escuro — uma curiosidade deste modelo é que ele traz um pequeno mapa impresso, com as coordenadas 0° 0′ 0″.

Majid: outra seleção que receberá uniformes de uma empresa local é o Irã, com a Majid. A marca foi fundada pelo Dr. Majid Saedifar, que já foi fisioterapeuta oficial do time de futebol do país.

One All Sports: a marca é mais vista nos uniformes de equipes envolvidas no automobilismo, e chega para vestir a seleção de Camarões após ela ter terminado o contrato com a Le Coq Sportif.

Kappa: será a fornecedora de uniformes para a Tunísia. A textura da camisa é baseada na “Armadura de Hannibal”, que foi atribuída ao general cartaginês Hannibal após ser encontrada em 1909.

New Balance: apenas as camisas da Costa Rica serão assinadas pela New Balance. Elas têm um padrão liso em vermelho no uniforme titular, enquanto o reserva é branco.

Apvale News: Com Gleen Mclen

Veja também:

Primavera Sound é destaque em São Paulo

R$ 43 milhões serão pagos na Mega-Sena hoje

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp