Informação & Inovação

Uso da máscara volta a ser obrigatório em Jacareí

uso da máscara

Uso da máscara: A alta de casos de covid e o aumento de internações pediátricas por vírus respiratórios motivaram a prefeitura de Jacareí, a recomendar a volta do uso obrigatório de máscaras faciais dentro de prédios públicos, e unidades escolares da rede municipal de ensino.

A regra vale a partir de segunda-feira (30), mesmo para crianças pequenas. O uso da proteção facial só não foi obrigatório em nenhum momento para menores de 2 anos pelo risco de dificultar a respiração e de asfixia.

uso da máscara
PMJ

Instruções para uso da máscara

Para os maiores, o uso é indicado, principalmente, em ambientes fechados.

A medida continua valendo, também, para os meios de transporte coletivo de passageiros e nas unidades de saúde.

A causa principal do aumento de internações são os vírus respiratórios, como o vírus sincicial respiratório (VSR) e o influenza (gripe), comuns nesta época, além da covid-19.

A diferença neste ano, dizem médicos, é que um número alto de bebês e crianças teve contato com esses vírus ao mesmo tempo, após dois anos de pandemia em que ficaram isoladas em casa.

uso da máscara
Gov

Troca da máscara

A recomendação é de que a máscara seja trocada a cada três horas ou antes, caso haja necessidade. Por outro lado, especialistas também se preocupam com a exigência de máscaras nas salas de aula, enquanto outros ambientes continuam com livre circulação.

Ao longo da pandemia, gestores foram criticados por priorizar a abertura de bares e academias em detrimento das escolas – o Brasil foi um dos países que mantiveram colégios fechados por mais tempo.

De acordo com o decreto municipal Nº 454, a medida leva em consideração o aumento de 80% na incidência de casos novos de COVID-19 nas últimas duas semanas, em Jacareí.

O decreto foi publicado no Boletim Oficial do Município desta sexta-feira (27).

Por Apvale.News – Robson Soares com a prefeitura

Veja também:

IBGE faz pesquisa sobre homossexuais e bissexuais

São José é destaque nacional em evento de cidades

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp