Volkswagen suspende: Não chega a ser uma novidade, mas novamente devido a falta de peças para a produção de veículos, a Volkswagen suspendeu temporariamente as atividades em São Bernardo do Campo, São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).
A paralisação ocorrerá por dez dias após o feriado de Carnaval, que ocorrerá no próximo dia 21 (terça-feira).
Segundo a assessoria de comunicação da empresa, a ação já estava programada para acontecer desde o ano passado devido a dificuldade de obter peças.
Volkswagen suspende produção entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março
Entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março, os funcionários da planta de São Bernardo receberão férias coletivas. O mais antigo dos polos produtivos é responsável pelos modelos Nivus, Polo, Virtus e a linha Saveiro.
Também entre os dias 22/02 e 03/03, a fabricante do T-Cross, em São José dos Pinhais, suspenderá a produção. Já a fábrica de motores de São Carlos fechará as portas entre 20 de fevereiro e 1º de março.
Única unidade em funcionamento será a de nossa região
A única unidade que seguirá funcionando no período é a de nossa região, Taubaté.
Em 2022, a montadora deixou de produzir 250 mil automóveis em decorrência da falta de peças eletrônicas, como chips e semicondutores, conforme divulgado pela associação Anfavea.
Crise dos semicondutores
O reflexo da crise dos semicondutores se espelha em uma nova suspensão, que vem se agravando desde o pico da pandemia de Covid-19.
Ao menos duas vezes a Volkswagen anunciou medidas na fábrica de Taubaté, em 2022, causadas pela falta de chip semicondutor, peça essencial na linha de montagem.
A fabricante alemã suspendeu a produção em três turnos em julho. Em agosto colocou 800 funcionários em layoff, devido à escassez da peça no mercado.
ApVale News: Robson Soares com Globo, Assessoria da Volks
Veja ainda:
Reajuste do Salário Mínimo deve sair em 1º maio